E-book 051 - Propaganda em Áudio Digital

Data de publicação: 28/09/2020, 18:52

Este guia foi elaborado para fornecer aos principais atores as informações e os recursos necessários para aproveitar as oportunidades de publicidade em Áudio Digital. O IAB e os membros do seu Comitê de Áudio Digital têm buscado educar profissionais de marketing e agências, criativos, planejadores e compradores sobre oportunidades de publicidade em áudio, e discutir práticas recomendadas e diretrizes para a criação de campanhas de áudio bem-sucedidas.

A demanda por Áudio Digital está crescendo, impulsionada por vidas conectadas e cada vez mais dependentes de dispositivos móveis. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019 (Cetic.br), realizada entre outubro de 2019 a março de 2020, o hábito de se escutar música pela internet é a segunda atividade cultural no ambiente digital e atinge 72% de todos os internautas brasileiros, o que representa quase 100 milhões de pessoas. Praticamente todos os internautas brasileiros acessam a internet através do celular e, segundo o Kantar Ibope Media, 45,8% destas pessoas possuem um aplicativo de música e 35,8% possuem aplicativos de rádio instalado em seu aparelho.

O estudo recente da Comscore1, A Era do Áudio: Tendências do consumo de Streaming de Áudio no Brasil, mostra que mais de 80% do acesso por serviços de streaming de música vêm do mobile, e geram 12.9 bilhões de minutos consumidos por mês. No Brasil, o número de smartphones já é maior do que a população, desde 2017 e, de acordo com dados da 31ª Pesquisa Anual do FGVcia2, em junho de 2020 já são 234 milhões de dispositivos em uso no país. A expectativa de conectividade constante impulsionou a inovação em termos de carros conectados, bem como de dispositivos em casa e em qualquer lugar. Conforme a demanda do consumidor por esses produtos cresce, as telas e os navegadores desses dispositivos diminuem ou desaparecem, enquanto smart speakers estão se tornando cada vez mais populares. O carro conectado e a casa conectada são ambientes em que o que você ouve é mais importante do que o que vê. Anunciantes, marcas e agências têm um cenário promissor para se destacarem.

 

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