Palestra Planejamento Antifrágil

Data de publicação: 11/09/2020, 15:39

Planejamento Antifrágil é essencial porque chega num momento único, pós-pandemia, repleto de incertezas sobre o futuro no curto prazo. Que dirá no longo. Provocativa, bem-humorada e repleta de conceitos e recados impactantes, essa palestra serve para quem quer aumentar as chances de acerto em cenários de grande incerteza.

Planejamento Antifrágil - Como aumentar as chances de acerto e, cenários de grande incerteza.

Planejamos para nos tranquilizar com relação a um futuro incerto. E quanto mais detalhado o plano, mais tranquilos ficamos. Mas é uma tranquilidade falsa, afina, tomamos decisões com base em previsões, a partir de experiências passadas, mesmo sabendo que a realidade pode ser completamente diferente.

Sem que começamos algo novo, a única coisa garantida é a incerteza. Mas num mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo, nos vemos desafiados a planejar em meio ao caos.

Como fazer para reduzir a margem de erro e ter opções para aproveitar as oportunidades que certamente surgirão, mas não podem ser previstas?

Essa é a abordagem da palestra Planejamento Antifrágil, na qual Luciano Pires aborda certos conceitos anunciados por Nassin Nicolas Taleb em seus livros A lógica do Cisne Negro e Antifrágil.

Mas não é só isso. Luciano traz como pano de fundo algumas histórias dos aventureiros que tentaram desbravar os caminhos do Ártico, muitas vezes terminando em tragédias. O que terá dado errado nos planos deles?

 

Tópicos

O Polo Norte e a Expedição Franklin em busca da Passagem Norte em 1845

A lógica do Cisne Negro e a incerteza

Planejamento de Projetos e Planejamento Estratégico

Planejando no mundo VUCA – Volátil, incerto, complexo e ambíguo

Antifragilidade e Opcionalidade

A Expedição Andrées de 1987

Sobre assumir riscos

Um novo olhar para o Planejamento

Veja também