Cafezinho Premium 411 - Histeria ideológica

Data de publicação: 13/08/2021, 09:19

Publiquei nas redes sociais uma frase que uso há algum tempo: “A histeria ideológica de certos brasileiros é tão alienadora que inaugurou a indignação contra boas notícias.”

Imediatamente vieram os provocadores: “defina histeria ideológica. Sem essa definição o post é apena uma frase tentando ser de efeito”. Pois não.

“Histeria” é uma psiconeurose que serve como mecanismo de defesa para evitar emoções dolorosas. A histeria transfere inconscientemente essa angústia para o corpo. Pode haver uma função simbólica para isso, por exemplo, um Lulista começa a ter batimentos cardíacos acelerados ao ver uma foto de Jair Bolsonaro. E vice-versa.

Já "ideologia" é o conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo, orientado para suas ações sociais e políticas.

Histeria ideológica, então, é uma psiconeurose que faz com que o indivíduo só acredite naquilo que confirma sua visão de mundo.

Tudo o mais é descartado, ironizado ou satanizado. Inclusive boas notícias que foram provocadas pelo “outro lado”. Para o histérico ideológico, o mérito das ideias ou fatos depende de quem os apresenta. Por exemplo: tem gente que só comemora medalha olímpica depois de pesquisar em quem o atleta votou. A pessoa só tem mérito ou argumentos válidos, se tiver a mesma visão de mundo que você.

Isso é um grau de histeria ideológica que pode ser chamado de burrice.

Sacou?

O histérico ideológico é um asno cognitivo.

Veja também